DOR LOMBAR

Definição

A dor lombar, conhecida tecnicamente como lombalgia, está entre as principais queixas dos serviços de emergências e pronto socorros. A sua origem, na maioria das vezes, é muscular e decorrente de contraturas resultantes de sobrecargas do dia-dia, vícios posturais e sedentarismo. Outras fontes de dor são: fraturas, hérnias discais, escorregamentos de vértebras, infecções, tumores benignos e malignos.

Sinais e Sintomas

• Dor na região lombar e glútea

• Dor ao mobilizar a coluna lombar

• Alteração postural em busca de posição de maior conforto

• Outros sintomas relacionados a causas que não mecanoposturais como irradiação para os membros inferiores e alterações neurológicas (força motora e sensibilidade)

Exames Complementares

A indicação de exames complementares dependerá dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. São os principais exames realizados:

• Radiografias

• Ressonância Magnética

• Tomografia Computadorizada

Tratamentos

No caso de lombalgia aguda de causa muscular, o tratamento inicial poderá ser realizado através do uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos e repouso. Em casos refratários, recorrentes e /ou crônicos, além das medicações, é comum a associação da terapia medicamentosa com sessões de fisioterapia, acupuntura e Reeducação Postural Global.

Em alguns pacientes selecionados, com quadro clínico específico e dor lombar de difícil controle com o tratamento inicial, podem ser indicados procedimentos como:

• Infiltrações de pontos gatilhos (contraturas musculares);

• Bloqueios e infiltrações das facetas articulares (articulações da coluna);

• Rizotomias por radiofrequência (lesão provocada dos nervos responsáveis pela sensibilidade das articulações facetárias, chamados ramos dorsais mediais).

CONTATO

albert einstein logo.JPG