DOR LOMBAR
Definição
A dor lombar, conhecida tecnicamente como lombalgia, está entre as principais queixas dos serviços de emergências e pronto socorros. A sua origem, na maioria das vezes, é muscular e decorrente de contraturas resultantes de sobrecargas do dia-dia, vícios posturais e sedentarismo. Outras fontes de dor são: fraturas, hérnias discais, escorregamentos de vértebras, infecções, tumores benignos e malignos.
Sinais e Sintomas
-
Dor na região lombar e glútea
-
Dor ao mobilizar a coluna lombar
-
Alteração postural em busca de posição de maior conforto
-
Outros sintomas relacionados a causas que não mecanoposturais como irradiação para os membros inferiores e alterações neurológicas (força motora e sensibilidade)
Exames Complementares
A indicação de exames complementares dependerá dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. São os principais exames realizados:
-
Radiografias
-
Ressonância Magnética
-
Tomografia Computadorizada
Tratamentos
No caso de lombalgia aguda de causa muscular, o tratamento inicial poderá ser realizado através do uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos e repouso. Em casos refratários, recorrentes e /ou crônicos, além das medicações, é comum a associação da terapia medicamentosa com sessões de fisioterapia, acupuntura e Reeducação Postural Global.
Em alguns pacientes selecionados, com quadro clínico específico e dor lombar de difícil controle com o tratamento inicial, podem ser indicados procedimentos como:
-
Infiltrações de pontos gatilhos (contraturas musculares);
-
Bloqueios e infiltrações das facetas articulares (articulações da coluna);
-
Rizotomias por radiofrequência (lesão provocada dos nervos responsáveis pela sensibilidade das articulações facetárias, chamados ramos dorsais mediais).
CONTATO

Av. Albert Einstein, 627
Bloco A1 | Cons. 316
São Paulo | SP
05652-900
(11) 2151-0016

Av. Dr. Chucri Zaidan
1150 | Cj. 1611
São Paulo | SP
04711-130
(11) 2889-8454
Horário de funcionamento: segunda à sexta: 08h às 17h